sábado, 3 de janeiro de 2009

1920


A década de 20, também designada pelos “loucos anos 20”, foi uma época de mudanças, prosperidade e liberdade.
Esta década identifica-se principalmente pela mudança das mulheres, que se tornavam cada vez mais independentes. Depois de praticamente um século de vestidos colados ao corpo, a mulher viu-se finalmente livre dos espartilhos e começou a usar saias mais curtas, vestidos decotados e mais abertos e soltos. Os cabelos também ficaram mais curtos (penteados “à la garçone”) e foram permitidos a maquilhagem e os cigarros. A boca era carmim, os olhos bem marcados, as sobrancelhas tiradas e delineadas a lápis, e a pele branca, a fim de acentuar os tons escuros da maquilhagem.
O gosto pelo exótico tornou-se cada vez mais popular reflectindo-se não só na moda mas também nas artes e na mobília. Os tecidos sintéticos e os materiais reluzentes também se popularizaram. Já no final da década apareceram os modelos bicolores e geométricos.
A década de 20 foi da estilista Coco Chanel, com os seus cortes direitos, capas, cardigãs, colares compridos, boinas e cabelos curtos. Durante toda a década de 20 Chanel lançou uma nova moda após a outra sempre com muito sucesso.

Sem comentários: