domingo, 21 de dezembro de 2008

1910



Até 1914, a moda não sofreu grandes alterações. Após essa fase, com o aparecimento da Primeira Guerra Mundial, as epidemias, o desastre com o Titanic e a popularização do cinema mudo, o Mundo sofreu transformações, ocorrendo também algumas mudanças na moda.
A moda feminina abandonou os espartilhos, as roupas volumosas, e adquiriu saias justas, as quais por vezes dificultavam o movimento das pessoas.
Paul Poiret trouxe as tendências orientais tornando-se não só a moda mais exótica, mas também a mais simples e colorida.
Com o início da Guerra, as mulheres tornaram-se mais independentes, ficando sozinhas em casa, dando continuidade a produções fabris.
Nesta época, com a escassez dos produtos, as mulheres começaram a vestir modelos mais simples e a ter o gosto por roupas práticas, muito semelhantes às roupas masculinas.
Foi em 1917, que apareceram os primeiros ténis designados por ked’s.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

1900

A passagem do século trouxe consigo também uma mudança ao nível do vestuário. Foi por esta altura que se deu a Revolução Industrial, possibilitando a produção em larga escala de bens de consumo como roupa, calçado, etc. Desta maneira, a moda tornou-se acessível a todas as pessoas de diversas camadas sociais, que passaram a adoptar o estilo europeu.

O estilo rígido Victoriano era ainda o estilo predominante no início desta década. As mulheres usavam espartilhos muito justos adquirindo a silhueta em “S", ou seja, com o busto para a frente e os quadris para trás. Gradualmente, acompanhando o estilo desportivo moderno da época, foi aparecendo um novo estilo; os cabelos presos no alto da cabeça e a cintura fina.


Os homens usavam sobrecasaca, sempre acompanhada por chapéu. Os sapatos masculinos, que agora começaram a ser produzidos em larga escala, tornaram-se um acessório da moda masculina.